No mês de julho, as equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) conduziram inspeções em 2215 instrumentos regulados pelo Inmetro, abrangendo balanças comerciais e de carga, bombas de combustíveis, taxímetros, dispensers de GNV, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) e outros dispositivos. Essas verificações ocorreram em estabelecimentos comerciais nas áreas de Natal, Grande Natal, Mossoró e Região Seridó.
Ao realizar as inspeções, que são exigidas anualmente para cada instrumento, somente 2,9% apresentaram discrepâncias. As bombas de combustível foram o item mais suscetível a irregularidades, com cerca de 5% de não conformidades. Em segundo lugar, as balanças apresentaram um índice de não-conformidade de 2,8%.
Em situações em que os equipamentos não estavam em conformidade, os estabelecimentos poderiam estar sujeitos a medidas apropriadas devido ao uso de instrumentos em estado irregular. Caso as irregularidades causassem prejuízo aos consumidores, os dispositivos seriam retirados de circulação até serem devidamente reparados.
"Durante o mês de julho, nossas equipes de fiscalização concentraram seus esforços principalmente na verificação de balanças comerciais, abrangendo estabelecimentos grandes e pequenos. Realizamos visitas na região Seridó, onde não atuávamos há algum tempo, e também conduzimos um trabalho educativo com os comerciantes menores, a fim de destacar a importância de possuir balanças regulamentadas e submetê-las a verificações periódicas. Essa abordagem educativa reforça ainda mais o papel crucial desempenhado pelo IPEM/RN", destacou Hugo Araújo, diretor-geral do IPEM/RN.
Além disso, as divisões de Pré-embalados e Qualidade do IPEM/RN também conduziram atividades de fiscalização em diferentes cidades, incluindo Natal, Mossoró e Caicó. O setor de Pré-embalados inspecionou produtos que são medidos e embalados sem a presença do consumidor, encontrando irregularidades em 38 de 200 itens avaliados, como peso abaixo do indicado ou falta de informações obrigatórias nas embalagens. O Setor de Qualidade verificou 22.963 itens, detectando irregularidades em 390 produtos têxteis devido à ausência de informações obrigatórias nas etiquetas.
Para denunciar ou suspeitar de irregularidades nos itens mencionados, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM/RN através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (84) 3222.9079 e 98147-9433. Também é possível fazer denúncias e solicitações pelo portal Fala.Br.