Na manhã desta quinta-feira (26), os usuários do ProSUS, um serviço que fornece fraldas, insulina e outros medicamentos aos pacientes da rede pública de saúde de Natal, enfrentaram longas filas. A unidade, localizada no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade, viu uma grande demanda.
Neuma Araújo, dona de casa, relatou que chegou à unidade por volta das 4h da manhã em busca de fraldas tamanho XGG para sua mãe. No entanto, mesmo tendo chegado cedo, só conseguiu obter pacotes do tamanho M. Ela explicou que, devido à falta de opções e sua incapacidade financeira para comprar, optou por levar um tamanho menor para sua mãe.
Neuma mencionou que esta foi a primeira vez em pelo menos três meses que conseguiu adquirir fraldas para sua mãe por meio do ProSUS. Ela disse: "Não havia fraldas. Então, usávamos lençóis. Lavávamos e reutilizávamos. Era a única opção."
Conceição Silva, aposentada, já utilizava o ProSUS para obter insumos para sua irmã por mais de 10 anos. No entanto, diante das longas filas naquele dia, ela desistiu de pegar as fraldas de que precisava e planejou voltar no dia seguinte mais cedo, às 5h da manhã.
Conceição também compartilhou que já passou cerca de três meses sem receber insumos e estava comprando-os com a ajuda de familiares. Ela comentou: "Minha sobrinha e eu estamos comprando. Essa é a única opção."
De acordo com os funcionários do ProSUS encarregados da distribuição, novos carregamentos de fraldas nos tamanhos G e GG estavam previstos para chegar na tarde de hoje.
As informações são do Portal 96