Um grupo de vendedores ambulantes foi impedido de atuar na orla da praia de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, na manhã desta quarta-feira (03) em uma ação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semsur). A permissão para o comércio no local é exclusiva para os vendedores devidamente cadastrados.
Por volta das 11h, a Semurb autorizou a presença na praia dos ambulantes cadastrados que estavam sem identificação. A equipe da secretaria iniciou o registro dos nomes daqueles que ainda não possuem cadastro, buscando regularizar a situação junto à Semurb.
No dia 27 do último mês, a Semurb distribuiu kits de identificação, crachás e coletes aos trabalhadores do comércio ambulante de Ponta Negra. Cerca de 120 kits foram entregues a ambulantes previamente cadastrados, sendo obrigatória a associação a uma das entidades de trabalhadores ambulantes locais.
Segundo a Semsur, atualmente, a Praia de Ponta Negra conta com 400 ambulantes devidamente cadastrados. Os kits distribuídos possuem cores específicas para cada tipo de comércio, facilitando a identificação.
Os coletes apresentam cores distintas para cada segmento comercial: amarelo (artesanato), azul (alimentação), vermelho (moda praia) e verde (bebidas).
Os crachás contêm um QR Code com informações mais detalhadas sobre o tipo de comércio, cópia do Termo de Autorização de Uso e foto. A autorização para atuar na orla de Ponta Negra é válida por um ano.
A fiscalização estima que aproximadamente 600 ambulantes atuem em Ponta Negra, mas nem todos compareceram ao período de cadastramento. A Semurb planeja realizar um novo chamamento para concluir a coleta de dados e a entrega de materiais de identificação.