A Prefeitura de Natal decretou estado de emergência na cidade pelos próximos 90 dias devido aos estragos provocados pelas intensas chuvas ocorridas na última segunda-feira (27). A determinação foi oficializada por meio de uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), divulgada nesta terça-feira (28).
O decreto afirma que fica estabelecida "situação de emergência no âmbito do Município do Natal, pelo prazo de 90 dias, nas áreas afetadas conforme o Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos".
Além disso, a medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo – SMG, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução". Também permite "a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.