Na tarde desta segunda-feira(10), a Câmara de Natal realizou uma audiência pública para debater a segurança e a infraestrutura cicloviária da cidade, promovida pela Comissão de Transporte. A audiência, presidida pelo vereador Leo Souza, aconteceu em resposta à crescente preocupação com a segurança dos ciclistas, intensificada após o atropelamento e morte do médico Araken Britto, em fevereiro, enquanto pedalava na avenida Salgado Filho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o terceiro país em número de mortes em acidentes de trânsito. Fica atrás apenas da Índia e da China. Na última década, mais de 13 mil ciclistas morreram no Brasil. Organizações, como a ONG Rodas da Paz, alertam para a necessidade de melhorar a infraestrutura para a circulação de bicicletas e pregam o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.
O presidente da Comissão de Transportes, vereador Léo Souza, disse que a audiência foi proposta com a intenção de dar voz aos usuários da bicicleta em Natal. "O Poder Público tem que oferecer segurança aos ciclistas da nossa cidade. A combinação de falta de infraestrutura e imprudência no trânsito leva a um alto número de acidentes com ciclistas, com graves consequências. Diante desse cenário, o Legislativo natalense se mobiliza para ajudar a salvar vidas no trânsito".
A vereadora Samanda Alves, membro da comissão e ciclista associada à ACIRN (Associação de Ciclistas do RN) há quase quatro anos, destacou a urgência de políticas públicas voltadas para a segurança no trânsito e relatou as dificuldades que ciclistas enfrentam diariamente. “Estou reorganizando minha vida para pedalar em locais mais seguros, mas isso não deveria ser necessário. Precisamos de uma cidade que garanta segurança a quem utiliza a bicicleta como meio de transporte”, afirmou.
Durante o debate, foram discutidas melhorias na sinalização e na infraestrutura de áreas críticas, como a Rota do Sol, Avenida Roberto Freire e as vias trafegadas diariamente por trabalhadores que usam a bicicleta como meio de locomoção, além de uma articulação para a criação de uma legislação que regule o trânsito de bicicletas em horários específicos nessas vias.