A campanha de vacinação contra a gripe está marcada para começar em todo o Estado na próxima segunda-feira (18), mas os natalenses já começaram a se imunizar na quinta-feira (14). A capital se adiantou em virtude dos casos de síndrome respiratórias que costumam surgir com mais frequência nesse período. A vacinação está acontecendo nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos pontos extras para os grupos prioritários. Natal recebeu 85,9 mil doses nesta primeira remessa e a meta é vacinar 90% do público-alvo, que é de 234 mil pessoas. Ao todo, o RN recebeu 360 mil doses.
Quem já tomou a vacina no primeiro dia foi a aposentada Fátima Maria Guedes. “Quis vir logo quando liberou porque ficar doente é muito ruim e a vacina é uma proteção muito importante. As pessoas precisam ter essa consciência de proteção, esse período que nós estamos é muito complicado porque as pessoas ficam muito doentes, gripadas, resfriadas e com a vacina a gente se cuida, não fica com essa preocupação. Eu gosto muito, venho todo ano e incentivo mais pessoas a virem também. É rápido”, comenta.
Nilson Rodrigues ainda não tomou a vacina porque não pertence a nenhum dos grupos prioritários, mas trouxe o filho, de 5 anos, para receber a dose na UBS Alecrim. “É muito importante que as pessoas venham se vacinar, é uma proteção coletiva. Não só essa da gripe, mas as outras também”, diz. A enfermeira da unidade, Lucineide Ferreira também incentivou a vacinação. “Estamos com uma boa procura. Antes mesmo da abertura o pessoal já vinha perguntar. Isso é bom porque a vacina pode evitar, por exemplo, o agravamento de casos que possam precisar de internação. É um cuidado importantíssimo”, diz.
Inicialmente a campanha segue apenas para grupos prioritários que possuem maior risco do quadro da infecção pela doença evoluir gravemente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a cidade vem registrando aumento nos casos de quadro viral, o que motivou o início antecipado da campanha. “Esse ano estamos iniciando a vacinação mais cedo em razão do aumento nos casos para vírus respiratórios. A vacina é segura e está atualizada contra a nova cepa da gripe, então é importante que o público-alvo compareça a um dos postos de vacinação e se proteja contra a doença”, pontuou George Antunes, titular da pasta.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a expectativa é de que todos os 167 municípios potiguares estejam com os estoques prontos para iniciar as campanhas de imunização. A Sesap comunica ainda que o Estado resolveu antecipar a campanha para o dia 18 de março, isso porque a data sugerida pelo Ministério da Saúde era 25 de março, como marco estratégico contra a influenza para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O motivo é o mesmo pelo qual a imunização foi antecipada em Natal, diz Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.
“Foi pactuado na Câmara Técnica da Vacinação a antecipação da campanha de Influenza 2024 tendo em vista que estamos vivenciando um período de maior circulação dos vírus”, destacou. Para se vacinar em Natal, os usuários podem procurar a UBS mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h.
Tribuna do Norte