A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal dará início apartir desta segunda-feira (27), à campanha de vacinação contra a poliomielite no município. A imunização está sendo oferecida para aproximadamente 45.756 crianças menores de cinco anos e seguirá até o dia 14 de junho, com o Dia D de intensificação marcado para o sábado, dia 8. Ambas as formas de vacina estão disponíveis: a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), destinada a crianças aos dois, quatro e seis meses de idade, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, podendo resultar em paralisia irreversível dos membros inferiores, em casos mais graves, tanto em crianças quanto em adultos.
Embora o último registro da doença no Brasil tenha ocorrido em 1989, a vacinação continua sendo crucial para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, especialmente após a notificação de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil, em 2023. "Embora seja uma doença erradicada em nosso território, é fundamental que os pais ou responsáveis levem seus filhos aos postos de vacinação para completar o esquema vacinal e evitar o ressurgimento da doença", comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).
O esquema vacinal consiste em três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de vida, seguidas por duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para crianças menores de quatro anos. "A poliomielite é uma doença que pode causar danos irreversíveis na locomoção das crianças, mas pode ser prevenida com vacinas disponíveis gratuitamente no município", enfatiza Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
No Dia D de intensificação da vacinação, que ocorrerá no sábado, dia 8 de junho, as salas de vacina do município estarão abertas exclusivamente para a vacinação infantil. Durante todo o mês, serão realizadas várias ações para intensificar a imunização. "No Dia D, estaremos concentrando nossos esforços na vacinação infantil em todo o município. Durante os quinze dias da campanha, pretendemos visitar o maior número possível de escolas de educação infantil para vacinar nossas crianças", destaca a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
Em Natal, a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, além dos pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.