Foto: Reprodução
07/05/2024 às 17:13

CBF decide sobre pedido para parar o Brasileirão por causa da tragédia do RS

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou hoje a decisão de adiar os jogos dos times do Rio Grande do Sul por um período de 20 dias. Esta medida afeta tanto os jogos da Série A, onde estão representados Grêmio, Internacional e Juventude, quanto outros torneios organizados pela entidade.

Esta determinação vem após uma série de adiamentos já ocorridos na última rodada. No entanto, diante do agravamento da situação no estado devido às enchentes e ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho por pelo menos um mês, a CBF optou por estender essa suspensão para as próximas rodadas.

Na última sexta-feira, os três clubes gaúchos solicitaram à Federação Gaúcha de Futebol o adiamento das partidas por 20 dias. Houve pressão também para que toda a sexta rodada do Brasileirão, marcada para o próximo fim de semana, fosse adiada, porém a CBF optou por manter o campeonato em andamento sem a participação dos times gaúchos.

Segue abaixo a lista de jogos adiados do Brasileirão:

11/05 - Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)

13/05 - Internacional x Juventude (6ª rodada)

19/05 - Grêmio x Bragantino (7ª rodada)

19/05 - Cuiabá x Internacional (7ª rodada)

19/05 - Fluminense x Juventude (7ª rodada)

25/05 - Internacional x São Paulo (8ª rodada)

26/05 - Juventude x Vitória (8ª rodada)

A definir - Flamengo x Grêmio (8ª rodada)

Além disso, os jogos da Copa do Brasil também foram adiados:

10/05 - Internacional x Juventude (3ª fase - ida)

22/05 - Grêmio x Operário (3ª fase - volta)

22/05 - Juventude x Internacional (3ª fase - volta)

Essa decisão se aplica também aos times gaúchos participantes das séries C e D do Brasileirão, assim como nas três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20. Como não há representantes do estado na Série B, essa competição não foi afetada.

As equipes gaúchas também tiveram seus jogos adiados em competições internacionais. A Conmebol adiou o confronto do Grêmio contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e do Internacional contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana. Os clubes aguardam decisões similares para as próximas rodadas dessas competições.

O Grêmio e o Internacional enfrentaram sérios problemas devido às enchentes históricas no Rio Grande do Sul. Os gramados da Arena do Grêmio e do Beira-Rio foram inundados durante o fim de semana. Antes disso, os centros de treinamento das equipes já estavam completamente submersos, impossibilitando os treinamentos.

Em contrapartida, o Juventude em Caxias do Sul conseguiu retomar os treinamentos. No entanto, a maior dificuldade para a equipe é a logística, especialmente com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, o que dificulta tanto seus deslocamentos para as partidas como visitante quanto o recebimento de adversários no Alfredo Jaconi.

O Rio Grande do Sul continua a sentir os efeitos das fortes chuvas da semana passada. Segundo o último boletim da Defesa Civil, já são registrados 90 mortos, 131 desaparecidos e 362 feridos. Cerca de 204,3 mil pessoas estão desalojadas. Ao todo, 397 dos 497 municípios do estado relataram algum tipo de problema em decorrência das chuvas.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais