Reprodução
29/08/2023 às 16:35

Céu está mais laranja em Natal? Meteorologista explica motivos para mudança de cor

Nos últimos dias, os céus sobre tem mostrado uma paleta de cores diferentes, predominando os tons laranjas e vermelhos. Essa transformação cromática, evidente durante o pôr do sol, tem atraído a atenção daqueles que contemplam esse momento no final da tarde.  

Por trás desse fenômeno visual, encontra-se uma explicação científica. De acordo com o meteorologista Cláudio Moisés Santos e Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a alteração nas cores está correlacionada com partículas de "poeira" e "fuligem" originárias da África.

"Uma considerável quantidade de material particulado proveniente da África, frequentemente ligado ao processo de queima nas florestas tropicais, é transportada por meio das correntes atmosféricas em grande escala, alcançando a nossa região", esclarece o meteorologista.

O docente do departamento de Meteorologia da UFRN ainda acrescenta que, embora seja mais comum que essas partículas alcancem a Amazônia, ocasionalmente elas também chegam às costas do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Com relação ao impacto dessa "poeira" proveniente da África na coloração do céu, o meteorologista assinala um princípio subjacente.

"Essa acumulação de material, composta por poeira e fuligem, fundamentalmente atua como um filtro para os comprimentos de onda do espectro azul, permitindo a passagem dos comprimentos de onda das gamas vermelha e alaranjada. Isso explica a natureza desse fenômeno que temos observado nos últimos dias", destaca.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais