O Programa CNH Popular registrou um total de 71.025 candidatos, de acordo com o balanço das inscrições divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) nesta terça-feira (26). Isso representa um aumento em relação à primeira edição do programa, em 2021, que contou com 68.276 inscritos.
A primeira etapa do Programa de obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi concluída com o encerramento das inscrições na segunda-feira (25). Seguindo o cronograma, a seleção dos inscritos de acordo com os critérios previstos no edital ocorrerá de 26 de setembro a 10 de outubro. Todas as informações relacionadas ao CNH Popular 2023 estão disponíveis no endereço: cnhpopular.detran.rn.gov.br, onde a lista de classificados será publicada em 17 de outubro.
Os candidatos selecionados devem ficar atentos ao prazo para a entrega da documentação exigida no edital, que vai de 18 de outubro a 17 de novembro, em qualquer unidade do Detran. A Comissão organizadora do Programa analisará os documentos de 20 de novembro a 22 de dezembro, e o resultado final, com os nomes dos selecionados, será divulgado em 27 de dezembro.
O diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira, celebrou a alta participação dos potiguares: "Nesta edição, ampliamos significativamente o número de vagas, de 353 para mil CNHs gratuitas, e estamos animados com a grande procura da população por esse benefício, que possibilita a obtenção da Carteira de Habilitação e, assim, mais oportunidades de emprego."
Na etapa de seleção, de 26 de setembro a 10 de outubro, será verificado por meio de um sistema eletrônico se os candidatos atendem aos requisitos estabelecidos, como ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, comprovar domicílio no RN nos últimos 12 meses, não estar judicialmente impedido de obter a CNH, não ter CNH suspensa ou cassada, não ter cometido infração penal na direção de veículos, não ter cometido infração de trânsito grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações leves ou médias nos últimos 12 meses, e possuir os demais requisitos para obtenção da CNH.
A Comissão organizadora do CNH Social explicou que, após verificar se os candidatos atendem aos requisitos, o Programa usa critérios de desempate. A prioridade será dada àqueles com menor renda por pessoa, maior número de dependentes no grupo familiar, maior tempo de desemprego, maior idade, data e hora de inscrição e, em último caso, sorteio.
O programa inclui a gratuidade total das taxas relativas a exames e licença de aprendizagem e direção veicular, bem como os custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança para as categorias C, D e E, além das aulas nos Centros de Formação de Condutores.
Para dúvidas relacionadas ao CNH Popular, o contato pode ser feito pelo número (84) 99807-7173, disponível para chamadas e mensagens via WhatsApp de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h. Outras informações e o edital completo estão disponíveis no site www.detran.rn.gov.br.