Após uma semana de agenda positiva em Brasília, o Diretor-Presidente da Codern, Nino Ubarana, teve uma audiência com Erick Moura de Medeiros, recém-nomeado como Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Durante a reunião, foi discutida a necessidade de realizar a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Natal. O último aprofundamento dessas áreas ocorreu em 2012, e atualmente é necessário aumentar a profundidade para 12 metros, o que possibilitará a realização de novas operações portuárias.
A Codern, o Dnit e o Ministério de Portos e Aeroportos trabalharão em conjunto para viabilizar essa importante obra. O Diretor-Presidente da Codern solicitou que essa iniciativa seja incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado pelo Governo Federal.
Nos próximos dias, o Diretor do Dnit realizará uma visita ao Porto de Natal para promover uma discussão técnica. Enquanto isso, a Codern está adiantando um processo licitatório para realizar uma atualização da batimetria, ou seja, o levantamento da profundidade do mar na região.