A alta temporada de verão no Rio Grande do Norte, que ocorreu de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, registrou 670,4 mil passageiros no aeroporto de Natal. Esse número representa um crescimento de 3% em comparação ao mesmo período do ano anterior, destacando-se como o melhor desempenho desde o início de 2020 e a segunda melhor alta temporada já registrada. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
De acordo com o Governo, no segundo semestre do ano passado, o estado conseguiu retomar os índices turísticos anteriores à pandemia, alcançando recordes notáveis, como em setembro, que foi considerado o melhor mês desde 2014, e outubro, o melhor dos últimos nove anos. Além disso, novembro de 2024 encerrou com o melhor desempenho do setor turístico no Brasil, com um crescimento expressivo de 19,1% em relação ao mesmo mês de 2023.
A governadora Fátima Bezerra celebrou os resultados, ressaltando a importância dos investimentos contínuos do Governo em infraestrutura, segurança e promoção turística. "Atualmente temos um dos estados mais seguros do país, com boas estradas e estamos sempre buscando as melhores oportunidades para divulgar nossas belezas e potencialidades econômicas", afirmou.
Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, destacou que os resultados obtidos evidenciam a escolha pelo desenvolvimento de um turismo mais qualificado, utilizando multicanais dentro de uma abordagem tática focada na inteligência comercial. "A análise de mercados e parcerias estratégicas têm sido a receita que tem funcionado e que continuaremos a aplicar. Além disso, estamos investindo fortemente na capacitação de agentes de viagem para que eles conheçam nossas belezas e diferenciais, enfatizando nossa sustentabilidade – com 100% de energia limpa e principais atrativos turísticos localizados em Unidades de Conservação – posicionando o Rio Grande do Norte como um destino verde e despertando o interesse dos turistas por nossas atrações", explicou.
A secretária estadual de turismo, Marina Marinho, destacou que o turismo é uma das indústrias mais importantes do estado e gera uma vasta cadeia de empregos e serviços. "Quando a atividade turística cresce, há um aumento na circulação de dinheiro e no desenvolvimento econômico para nosso povo. Esse é nosso objetivo: melhorar a qualidade de vida dos potiguares."