José Aldenir
02/07/2023 às 11:40

Com avanço de obras na Felizardo Moura, Ponte de Igapó é liberada para tráfego

Dentro do cronograma planejado pela Prefeitura do Natal, o trecho da Felizardo Moura que seria liberado na próxima segunda-feira 3, entre a Compal e a Rua Jandira, com a pista sentido Zona Norte/Urbana para operar em mão-dupla, foi liberado para os veículos credenciados às 19h deste sábado 1º.

Já a pista sentido Urbana/Zona Norte será fechada na segunda 3, no mesmo trecho, para as obras de requalificação, como nova pavimentação, calçadas e sinalização. Essa nova fase, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), deve levar 60 dias.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) reforça, ainda, que está mantida a operação triagem priorizando o transporte público, veículos credenciados e transportes de cargas.

A obra de requalificação na Avenida Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia, corredor de ônibus e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via.

O projeto prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal.

Liberação da Ponte de Igapó

Com a antecipação do cronograma, o tráfego de veículos na Ponte de Igapó foi liberado no sábado. Conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Ofício nº 110702/2023/SRE-RN, a Ponte de Igapó, sentido Zona Norte/Urbana, pode ser liberada para a circulação de veículos.

Ainda de acordo com o órgão federal, a empresa contratada para as obras de requalificação da ponte concluiu que “as transversinas [elementos estruturais da ponte] danificadas pela explosão não comprometem a segurança estrutural da obra e nem impedem que a ponte seja utilizada normalmente para a circulação de veículos”.

Ponte de Igapó apresenta desgastes na estrutura

Construída há mais de 50 anos, a Ponte de Igapó, que liga a Zona Norte à Zona Oeste de Natal, apresenta desgastes na estrutura. O repórter fotográfico do AGORA RN registrou danos causados pelo meio ambiente, ausência de reparos e impacto dos veículos que circulam na ponte.

Foram observados buracos na passagem lateral, enferrujamento, além de grande quantidade de lixo e outros pontos de desgaste. A estrutura, que tem 606 metros de extensão e 12,6 metros de largura, é palco de longos congestionamentos diariamente. Agora, com a reforma da Avenida Felizardo Moura, a situação preocupa a população.

Questionado pela reportagem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que não há risco de colapso, conforme vistoria técnica realizada em fevereiro de 2023 – data em que as obras da Av. Felizardo Moura já estavam em andamento.

“O DNIT informa que não há risco de colapso na estrutura da Ponte de Igapó, conforme vistoria técnica realizada em fevereiro/2023″, diz a nota.

Agora RN


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais