Os primeiros meses deste ano foram bem movimentados em relação à corrida à Prefeitura de Natal. Pelo menos seis nomes anunciaram, oficialmente, o desejo de concorrer à prefeitura de Natal no próximo ano: BG, Natália, Carlos Eduardo, Paulinho, Eudiane e Girão, além de Rafael Motta, que está sendo ventilado como possível candidato de Álvaro.
Após vários anúncios e muitas especulações, pouca coisa relevante ocorreu. O último fato político mais significativo foi a mudança de partido do ex-prefeito Carlos Eduardo, que trocou o PDT pelo PSD, partido com mais tempo de TV e fundo eleitoral.
Na Câmara Municipal, alguns vereadores até começaram a se movimentar e realizar reuniões em torno da candidatura de Paulinho Freire, mas quase todos foram chamados pelo prefeito e pararam as movimentações, exceto Hermes e o presidente Ériko Jácome. Parece que o prefeito “puxou a orelha” de todos os outros que declararam apoio a Paulinho.
O PT, por sua vez, lançará Natália Bonavides como candidata pela federação Brasil da Esperança e iniciou uma série de debates para construção do plano de governo. O primeiro evento, intitulado "PT Pensa Natal", discutiu políticas de Assistência Social.
No momento, a máquina da prefeitura está esperando para saber quem será o candidato escolhido por Álvaro Dias. Isso envolve cerca de 10 mil indicações diretas do prefeito, incluindo cargos comissionados, secretários, adjuntos, empregos em empresas terceirizadas, entre outros.