Foto: Reprodução
09/04/2024 às 17:47

Concurso Unificado atrai 42 mil inscritos no RN e será realizado em 4 cidades

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com um impressionante total de 2,1 milhões de inscritos, tornou-se o maior concurso em termos de candidatos realizado no Brasil. A data marcada para o evento é o próximo dia 5 de maio, abrangendo todo o território nacional, com provas a serem aplicadas em mais de 228 cidades. No Rio Grande do Norte, mais de 42 mil candidatos se inscreveram, distribuídos em quatro municípios: Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim.

 

Na capital Natal, que é também o 16º município com maior número de inscritos no país, o número chega a 28.447. Mossoró vem em seguida, com 7.414 inscritos, seguido por Parnamirim, com 4.302, e Caicó, com 2.804. Para que uma cidade fosse selecionada como local de aplicação das provas, era necessário que tivesse uma população superior a 100 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso não houvesse estrutura suficiente em algum município escolhido, as provas seriam realizadas em cidades próximas. No Nordeste, por exemplo, os candidatos realizarão as provas em 61 municípios, sendo quatro deles no Rio Grande do Norte.

 

O CPNU, conhecido como "Enem dos Concursos", é uma iniciativa inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que consiste na realização conjunta de concursos públicos para cargos efetivos em órgãos federais. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.

 

É relevante destacar que, segundo informações divulgadas pelo Ministério, os candidatos com idades entre 20 e 44 anos representam 80,3% do total de inscritos, mais que o dobro dessa faixa etária na população brasileira.

 

O CPNU visa promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos, melhorar os métodos de seleção de servidores públicos, padronizar procedimentos na aplicação das provas e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos. No total, os inscritos competirão por 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal, podendo concorrer a múltiplos cargos dentro da mesma área de atuação.

 

As provas serão divididas em oito blocos temáticos, abrangendo áreas como infraestrutura, tecnologia, saúde do servidor, educação, gestão governamental, entre outras.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais