O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) reforçou a prevenção e dos cuidados com quedas de árvores, especialmente durante períodos de chuvas intensas e ventos fortes, que são frequentes no estado.
O CBM/RN está preparado para atuar em situações que representam risco iminente à vida e ao patrimônio, como no caso de árvores que caem e podem ameaçar a segurança das pessoas ou danificar bens materiais.
Entretanto, o Corpo de Bombeiros ressaltou que, quando a árvore não representa um perigo imediato, a responsabilidade pela remoção ou poda recai sobre a Prefeitura Municipal ou o proprietário da área, se for uma propriedade privada.
A população deve estar atenta a sinais de risco, como raízes expostas, galhos quebrados ou mal posicionados. Árvores mortas devem ser removidas sem demora, enquanto outras situações devem ser avaliadas pelas equipes da Prefeitura individualmente.
Espécies com raízes visíveis, quando isso não é uma característica natural da planta, também sinalizam risco e devem ser comunicadas às autoridades municipais para que uma vistoria seja realizada no local.
Se for identificada uma situação de risco iminente, como uma árvore caída bloqueando vias ou representando ameaça de queda, é fundamental acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para casos que não ofereçam risco imediato, como árvores em propriedades privadas que não representem perigo à segurança pública, as solicitações devem ser direcionadas à Prefeitura ou a empresas especializadas em poda e remoção.
Quando houver interferência nas redes elétricas, os bombeiros orientam que é crucial contatar a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) para as providências adequadas..
Além disso, o CBM/RN recomenda que a população adote medidas preventivas, como a poda regular de árvores em áreas urbanas, para evitar surpresas durante tempestades. A prevenção é fundamental para garantir a segurança de todos.