O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) resgatou 20 vítimas de afogamento nas praias do litoral potiguar durante o Carnaval 2024, onde havia presença de guarda-vidas. Esse número representa um aumento de mais de 40% em comparação ao ano de 2023, quando 14 pessoas foram salvas.
O comandante-geral do CBMRN, coronel Monteiro, atribui esse aumento nos salvamentos aos investimentos realizados em diárias operacionais, na implementação de novos postos de guarda-vidas, ao reforço do efetivo e ao reaparelhamento de equipamentos e viaturas no Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA). Ele destaca que esse aumento reflete o compromisso da instituição em garantir a segurança da população e que continuarão reforçando as equipes para reduzir o tempo de resposta e, consequentemente, zerar o número de afogamentos.
O comandante salienta que, em média, um brasileiro morre afogado a cada uma hora e meia. Para combater esse cenário, ele enfatiza a importância de os pais permanecerem sempre próximos das crianças, que são as principais vítimas de afogamentos, e nunca permitirem que entrem na água sozinhas.