A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou uma nota técnica nesta terça-feira (12) na qual recomenda que seja tomada a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid para pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose há pelo menos seis meses.
A nota destaca a importância da continuidade da vacinação diante da nova variante da Covid, do aumento nos casos no RN e das aglomerações nas festas de fim de ano.
De acordo com a Sesap, essa recomendação é necessária devido ao novo cenário epidemiológico observado a partir da segunda quinzena de novembro. No RN, por exemplo, houve um aumento de 360% nos casos conhecidos de Covid. O boletim semanal mais recente registrou um acréscimo de 235 casos confirmados em comparação com a semana anterior.
O Ceará também experimentou um aumento nos casos de Covid-19, com maior incidência em Fortaleza. Dentre as amostras analisadas em laboratório, 80% correspondem à nova variante do SARS-CoV-2 (BA.2.86), identificada também em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A Sesap ressalta ainda que dezembro é um período de elevada mobilidade de pessoas devido às festas de fim de ano e férias, o que estimula aglomerações sociais.
A secretaria alerta que outros países já enfrentaram ondas de casos da nova variante, indicando a possibilidade de aumento nos registros de Covid no Brasil no final de 2023 e início de 2024.
Além da dose de reforço para os grupos mais vulneráveis, a Sesap também pediu que a população intensifique as medidas de prevenção, como a higienização frequente das mãos e a etiqueta respiratória. A realização de testes em casos suspeitos também é enfatizada para o rastreamento e monitoramento da vigilância no estado.