Seis candidatos do Rio Grande do Norte alcançaram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (16). Em todo o Brasil, 60 pessoas conseguiram tirar nota máxima na prova.
Dos seis potiguares nota mil, um era estudante da rede pública de ensino. Apenas ele e outros três candidatos da rede pública alcançaram a pontuação máxima em todo o país.
Em uma coletiva realizada nesta terça-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram análises e dados referentes ao desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Entre os pontos de destaque, a nota da redação foi um dos temas centrais discutidos.
Conforme revelado pelo Inep, um número de 60 alunos conquistaram a pontuação máxima de 1000 na redação do Enem 2023. Esse resultado representa um significativo aumento em relação ao ano anterior, onde apenas 18 participantes alcançaram tal feito. O desempenho dos estudantes na elaboração de textos argumentativos e analíticos tem sido objeto de constante avaliação e, neste ano, evidenciou-se um expressivo avanço.
O tema da redação foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.