A Defesa Civil continua a emitir alertas de risco moderado para alagamentos em Natal e na região Leste do Rio Grande do Norte. O aviso, emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), destaca as áreas suscetíveis a serem afetadas nesta quarta-feira (5), incluindo um alerta específico para possíveis deslizamentos de terra.
Com as chuvas persistentes na parte leste do estado, a Defesa Civil tem destacado o risco hidrológico, que engloba inundações, enchentes e alagamentos. O Cemaden prevê chuvas ao longo do dia, com a possibilidade de pancadas de forte intensidade.
Segundo o centro de monitoramento, essas condições climáticas podem contribuir para o surgimento de enxurradas em áreas com declives acentuados, inundações repentinas de pequenos cursos d'água e alagamentos em zonas urbanas com sistemas de drenagem inadequados.
Quanto aos deslizamentos de terra, a Defesa Civil também emitiu alerta de risco moderado para movimentos de massa, como deslizamentos, desmoronamentos, rupturas de taludes e quedas de barreiras, entre outros. Esses eventos são caracterizados por deslocamentos de rochas ou sedimentos em superfícies inclinadas.
O Cemaden ressalta a possibilidade de tais ocorrências nas regiões identificadas no mapa, devido aos acumulados de chuva anteriores e à previsão de pancadas ao longo da madrugada e manhã, o que pode ser suficiente para desencadear deslizamentos localizados em encostas urbanas e quedas de barreira ao longo de estradas e rodovias.