Foto: Reprodução
26/04/2024 às 16:20

Desvio na BR-304 está 50% concluído, diz DNIT

As obras do desvio da ponte da BR-304, próximo ao município de Lajes, estão em andamento, e tiveram inicio no dia 03 de abril, porém, o prazo teve que ser adiado devido às fortes chuvas. Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras estão atualmente 50% concluídas, conforme nota divulgada na quinta-feira (25).

Inicialmente, a governadora Fátima Bezerra estimou que a obra, sob responsabilidade do DNIT, seria finalizada em 15 dias. Entretanto, esse prazo não foi cumprido, sendo estabelecida uma nova previsão para a segunda quinzena de abril. Devido ao excesso de chuvas, que dificultou o processo de pavimentação, um novo prazo foi definido para a primeira quinzena de maio.

O desvio terá 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura, incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada, feitos em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Após sua utilização como desvio temporário, a pista provisória será integrada ao canteiro de obras para a construção da nova ponte.

O DNIT informou que o anteprojeto para a contratação da empresa responsável pela construção da nova ponte está em análise pela equipe técnica. Após a aprovação do anteprojeto, será iniciado o processo de contratação da empresa especializada para a obra. A nova estrutura terá configurações diferentes da ponte anterior, visando aumentar a capacidade de escoamento na área e reduzir os riscos de incidentes.

A ponte da BR-304, próxima a Lajes, desabou no final de março devido às fortes chuvas na região. Como alternativa, os motoristas precisam usar desvios para se deslocar entre Natal e Mossoró.

Recentemente, foi divulgada a existência de um desvio em propriedade privada próximo à ponte. Este trecho não é fiscalizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o tempo de utilização do desvio, do início ao retorno à rodovia federal, é de aproximadamente 11 minutos. Segundo relatos de motoristas, o valor cobrado para utilizar o desvio na propriedade privada varia entre R$ 20 e R$ 30.

O DNIT recomenda os seguintes desvios para quem viaja entre Natal e Mossoró:

Sentido Natal – Mossoró:

- Rota 1: BR-226/RN, passando por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia) até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, e então acessando a BR-304 em direção a Mossoró;

- Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, e acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Sentido Mossoró – Natal:

- Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN-118 (acesso a Ipanguaçu), seguindo em direção a Macau pela BR-406/RN, e então ingressando na BR-304/RN em direção à capital Natal;

- Rota 4: BR-304/RN, acessando a RN-118 (acesso a São Rafael) e seguindo via Jucurutu até BR-226/RN;

- Rota 5: Saindo pela BR-110/RN e pegando a BR-226/RN até Natal;

- Rota 6: Via Santana dos Matos, com saída única via Jucurutu na BR-226/RN.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais