A partir da próxima sexta-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia um ciclo de mutirões de testes práticos de direção veicular para candidatos à Carteira de Habilitação (CNH). Esses mutirões se estenderão por quatro semanas consecutivas, sempre nas sextas e sábados, oferecendo cerca de 1.500 vagas durante os oito dias de avaliações.
O Detran informa que os mutirões ocorrerão nas sextas-feiras, das 12h às 17h, e aos sábados, das 8h às 17h, na pista de testes práticos da sede do Detran em Natal, no bairro Cidade da Esperança, nos dias 12/01, 13/01, 19/01, 20/01, 26/01, 27/01, 02/02 e 03/02. Candidatos de outras cidades também podem se inscrever para participar desses mutirões.
Para garantir uma vaga no mutirão, os usuários devem realizar o agendamento antecipado no Portal de Serviços do Detran. O acesso ao serviço é feito mediante cadastro no Portal, para usuários com login e senha. Ao clicar no botão “Agendamentos”, escolher a opção “Habilitação” e selecionar “Mutirão CNH”, é necessário indicar o serviço para a categoria de Habilitação pretendida “A” ou “B”, marcar o local de atendimento como “Sede – Setor de Habilitação” e agendar para uma das datas oferecidas.
Este ciclo de mutirões, o primeiro do ano, tem como objetivo agilizar os processos de exames práticos de direção veicular. O coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Rodrigo Fernandes, destaca a meta de reduzir a demanda dos processos de Primeira Habilitação. Ele enfatiza que essas quatro semanas de testes práticos, iniciando em 12 de janeiro e encerrando em 03 de fevereiro, são uma oportunidade para aqueles que aguardam vagas ou desejam obter a CNH para trabalhar.
Segundo a Deliberação 271 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os processos para obtenção da Habilitação ativos até 31 de dezembro de 2023 estão prorrogados até 31 de dezembro de 2024. No entanto, o Coordenador de Habilitação alerta os candidatos para não deixarem seus processos se aproximarem do vencimento, buscando concluir todas as etapas o quanto antes para não perder o prazo do Contran.
A prova prática de direção veicular, exigida na última fase para obter a CNH, é aplicada para aqueles que estão aptos nos exames médico e psicológico, e que concluíram as aulas teóricas e práticas. Para ser aprovado no teste de volante, o candidato não pode cometer falta eliminatória, e a soma dos pontos negativos deve ser inferior a três.