Considerada a segunda data mais importante do varejo, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve movimentar R$ 37,75 bilhões no comércio e serviços este ano, segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil em parceria com a Offerwise. Apesar do volume expressivo, o valor representa uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em relação a 2023.
A expectativa é que 126,9 milhões de brasileiros comprem presentes, principalmente para mães (77%), sogras (18%) e esposas (17%). O gasto médio previsto é de R$ 298, sendo maior entre homens (R$ 334) e nas classes A/B (R$ 351).
Entre os produtos mais procurados estão perfumes (47%), roupas e calçados (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). Em média, os consumidores devem comprar dois presentes. A comemoração ocorrerá, principalmente, na casa da mãe (43%) ou na própria casa (28%).
Apesar de 80% optarem pelas lojas físicas, como shoppings (32%) e lojas populares (19%), 45% farão pelo menos uma compra online, com destaque para aplicativos (73%) e sites internacionais (52%), atraídos pela variedade e preços mais baixos.
Pesquisa de preço é prioridade para 79% dos consumidores, com buscas principalmente em sites (74%) e redes sociais (41%). Quanto à forma de pagamento, 67% pretendem pagar à vista, principalmente via PIX (46%), enquanto 56% parcelarão, com média de 4 prestações.
Mesmo com alta nos preços — percebida por 69% dos entrevistados —, 39% afirmam que vão gastar mais neste ano, seja por desejo de comprar um presente melhor ou pelo aumento nos valores dos produtos. Já quem pretende gastar menos aponta a necessidade de economizar e dificuldades financeiras como principais motivos.