Imagem: Reprodução
16/01/2025 às 14:51

Disputa pelas 8 cadeiras de deputado federal no RN será a mais disputada da história

Até um tempo atrás, as eleições para deputado federal no RN eram um jogo de cartas marcadas; metade das vagas já eram carimbadas para filhos de caciques políticos e assim sobravam poucas vagas para os demais.

Com o tempo, a família Rosado despencou na política, Garibaldi Alves não se elegeu na eleição passada, Agripino foi derrotado em 2018 e a conjuntura para deputado federal mudou.

Em 22, Natália Bonavides foi disparada a federal mais votada. Essa votação deve ampliar na próxima eleição, pela sua performance como candidata a prefeita em 24. O PT, que também tem Mineiro como Dep. federal, tentará disputar a terceira cadeira na próxima eleição. Em 22, conseguiram uma votação que elegeu 3 federais, mas Samanda não obteve os 20% mínimo para se eleger. Nomes como o do ex-prefeito Odon de Currais Novos, deve disputar uma vaga diretamente pelo PT.

Benes e João Maia tiveram mais de 100 mil votos e são nomes fortíssimos para disputar a reeleição. Há quem diga que João Maia deve passar o bastão.

Uma das situações mais difíceis é a de Gonçalves, que se elegeu aproveitando a onda Lagartixa e agora enfrentará muitas dificuldades. Carla Dickson, que acabou de assumir o mandato, ainda deve avaliar se disputará a reeleição para federal ou se descerá para estadual.

Robinson tem uma grande capilaridade eleitoral, apoiado por muitos prefeitos de cidades médias, se não errar, tem tudo para se reeleger. Girão já se elegeu duas vezes, sempre com uma grande votação do campo da direita; esse voto pode se esfacelar se surgir um novo nome para disputar esse voto ideológico. E esse nome deve aparecer!

Também há muita gente nova querendo uma cadeira de federal. Kelps Lima não desistiu do sonho de ser federal, ninguém deve subestimá-lo. Abraão Lincoln, do setor da pesca, dizem que está com uma estrutura gigante e já ajudou muita gente em 2024; também será candidato. Natal deverá ter um candidato de peso, e esse nome pode ser Nina ou Eriko Jácome.

E ainda rola uma conversa nos bastidores que tem uma turma do lixo querendo lançar um candidato. Após as emendas PIX, ficou mais interessante ainda a disputa de


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais