O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) confirmou à prefeitura de Natal que os dois lados da ponte de Igapó serão liberados para o tráfego de veículos quando o município concluir as obras e liberar o trânsito na avenida Felizardo Moura.
A avenida e a ponte ligam a Zona Norte de Natal às demais regiões da capital potiguar. As obras de requalificação da avenida Felizardo Moura começaram em setembro de 2022.
A informação sobre a liberação da ponte está em um ofício encaminhado pelo órgão federal à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal nesta quarta-feira (21), em resposta a um questionamento do município.
A prefeitura informou que deverá concluir até julho a primeira etapa da obra na avenida Felizardo Moura e liberar o tráfego de veículos na região - entre Av. Dr. Mário Negócio e a Ponte de Igapó.
No entanto, o município questionou ao órgão federal como ficaria o trânsito na ponte, que é de responsabilidade da União, visto que há previsão de obras de restauração da ponte.
No entanto, no ofício à STTU, o Dnit informou que não há riscos. Segundo o órgão, uma empresa contratada informou "que as transversinas danificadas pela explosão não comprometem a segurança estrutural da obra e nem impedem que a ponte seja utilizada normalmente para a circulação de veículos."
Ainda no documento, o Dnit informou que o tráfego sobre a ponte direita foi liberado, com restrições, entre os dias 13 e 15 de maio, a pedido da Prefeitura, "sem que tenham sido observados problemas adicionais à estrutura".
O g1 procurou o Crea nesta quinta-feira (22), mas a entidade informou que não comentaria o assunto, por ainda não ter recebido retorno do Dnit sobre questionamentos feitos pelo conselho.
Em nota, a STTU informou que as obras de requalificação e ampliação da avenida seguem em ritmo avançado e dentro do cronograma original.
"O DNIT já notificou a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, confirmando que liberará as duas pistas da ponte de Igapó tão logo seja informado da conclusão dos serviços na avenida, o que a STTU fará previamente àquele órgão. A STTU acrescenta que as obras na Felizardo Moura deverão se estender até o final de agosto, de acordo com projeção da empresa responsável pela execução do projeto", pontuou.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Infraestrutura do município informou que um trecho da avenida será liberado até o fim de junho e os dois lados da via serão liberados para o trânsito em julho. Após essa etapa, a obra continuará em novas fases, com construção de calçadas e da trincheira no viaduto da Urbana, além da implantação da nova iluminação.
O Dnit ainda informou à prefeitura de Natal que tem um contrato firmado com a empresa que deu o parecer de que não há risco na ponte. Com vigência até agosto de 2024, o acordo prevê contratação integrada de elaboração de estudos, projetos básico e executivo de engenharia e execução da obra de reabilitação da ponte.
Ainda de acordo com o órgão, o projeto se encontra na fase de análise do projeto básico e pode ter o cronograma revisado. Ainda segundo o Dnit, após a aprovação dos projetos executivos, as obras serão iniciadas pela restauração "da infra e mesoestruturas para que, então, sejam realizados serviços nas lajes e nas pistas de rolamento".
g1