Imagem: Reprodução
27/08/2024 às 09:36

Draga vai começar aterro em Ponta Negra na quinta-feira, diz Prefeitura

A obra de engorda da praia de Ponta Negra está prestes a começar. A draga responsável pela movimentação de areia está prevista para chegar a Natal nesta quarta-feira (28) e o início do aterramento hidráulico pode ocorrer já na quinta-feira (29). A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes. Estima-se que a intervenção dure cerca de três meses, com início programado nas proximidades do Hotel Serhs, na Via Costeira.

 

O consórcio DTA/AJM, que venceu a licitação em abril com uma proposta de R$ 73,7 milhões, será o responsável pela execução da obra. A draga, que atualmente se encontra em Teresina, no Piauí, está a caminho do Rio Grande do Norte. Na semana passada, a DTA Engenharia iniciou a montagem dos tubos necessários para o projeto, após preparar parte das áreas que receberão os equipamentos, na altura do Hotel Sehrs. Segundo Carlson Gomes, a tubulação permitirá que a draga alcance a praia para realizar os trabalhos.

 

“O cronograma prevê a chegada da draga no dia 28. A empresa confirmou essa informação na segunda-feira. No dia 29, o trabalho pode começar, caso não ocorram problemas de navegação entre o Piauí e o Rio Grande do Norte. A equipe está engajando e soldando tubo a tubo na praia, além de ter iniciado a sinalização náutica e terrestre”, explicou o secretário.

 

A draga retorna a Natal após o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) liberar o licenciamento da obra. Anteriormente, a draga esteve em Natal entre 26 de junho e 7 de julho, aguardando a liberação, mas precisou sair devido à falta de autorização na época. No dia 13 de agosto, o Idema autorizou o início dos serviços.

 

A DTA possui experiência em obras de engorda, tendo atuado em Balneário Camboriú (SC) e Matinhos (PR), além de realizar dragagens em portos como Paranaguá, Antonina e Santos. A AJM, parceira no consórcio, também é especializada em serviços de dragagem. A draga irá depositar areia em trechos de 200 metros ao longo da praia.

 

A engorda da praia de Ponta Negra é considerada essencial devido aos problemas de erosão costeira que afetam a área há anos, especialmente no Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos de Natal, cuja paisagem tem sido alterada pelo avanço do mar.

 

O projeto de engorda, discutido há anos, visa ampliar a faixa de areia da praia, chegando a 50 metros na maré alta e até 100 metros na maré baixa. Atualmente, durante a maré alta, a faixa de areia é praticamente inexistente, dificultando o acesso de banhistas, bares e barracas. De acordo com estudos da empresa Tetratech, a areia será trazida de uma jazida submersa em Areia Preta para ser utilizada em Ponta Negra.

 

Essa intervenção se estenderá ao longo de 4 quilômetros da enseada de Ponta Negra, sendo a última etapa de um projeto mais amplo que incluiu a construção de enrocamentos de concreto para suportar a nova faixa de areia.

 

Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) revelou que o Morro do Careca perdeu 2,37 metros de altura em 17 anos, passando de 66 metros em 2006 para os atuais 63,63 metros. Essa redução é atribuída a fatores como o avanço do mar e a diminuição da faixa de areia em Ponta Negra, que permite que a energia das ondas impacte diretamente a base do morro.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais