Na última eleição municipal de Natal, realizada em um ano marcado pelo início da pandemia, 13 candidatos disputaram a prefeitura em busca de chegar ao palácio Felipe Camarão. Mesmo com tantos candidatos, o atual prefeito Álvaro Dias se reelegeu com 56,58% dos votos. O período da pandemia beneficiou o atual prefeito através da chegada de significativos recursos federais para saúde e assistência social. Além disso, conseguiu ocupar bem a mídia no período da pandemia.
Quatro anos depois, o quadro é completamente diferente. Com a formação das federações e a redução do número de partidos que não atingiram a cláusula de barreira, houve uma redução no número de legendas. Um exemplo é a federação Brasil da Esperança, na eleição passada os três partidos que compõem a federação(PV, PCdoB e PV) lançaram candidatos, agora eles só poderão ter um candidato. Alguns nomes preferem não se aventurar novamente, como é o caso de Hermano Morais e Carlos Alberto. Kelps que também foi candidato em 2020, agora sem mandato, também não participará da disputa após ser candidato duas vezes seguidas. O PSOL, que tradicionalmente lança candidaturas na majoritária, desta vez deve apoiar Natália Bonavides
Até o momento temos quatro pré-candidatos declarados: Paulinho Freire, Natália Bonavides, Carlos Eduardo e Rafael Motta. Existe dúvidas se Rafael irá até o fim. O candidato de Álvaro Dias será anunciado em Maio, conforme ele declarou. É provável que ele opte por não lançar ninguém e provavelmente apoiaria Paulinho Freire ou Carlos Eduardo.