A eleição para conselheiros tutelares foi cancelada neste domingo (1º) em Natal após problemas na distribuição das urnas. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal (Comdica), a eleição será realizada no dia 29 de outubro.
O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público Estadual após eleitores enfrentarem problemas na votação. Entre os motivos alegados pelo Ministério Público está um erro na distribuição das urnas eletrônicas. A entrega errada dos equipamentos eletrônicos nos locais de voto causou um conflito com o caderno de votação das seções no município.
Com pleito iniciado desde às 8h da manhã, os eleitores têm enfrentado problemas nos locais de votação.
Após apresentarem a documentação pessoal, que consta corretamente na lista da seção, os eleitores eram retidos na etapa seguinte, em que os mesários cadastram no equipamento eletrônico e o votante não está apto para votar naquela urna.
A reportagem também esteve na Escola Municipal Professor Zuza, no bairro Nossa Senhora do Nazaré. Neste local de votação, a informação passada aos eleitores é de que as urnas eletrônicas não eram dessa escola, mas sim da Escola Municipal Celestino Pimentel.
g1RN