Imagem: Reprodução
09/12/2024 às 17:16

Estudo indica que praias de Ponta Negra e Areia Preta estão impróprias para banho

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou nesta segunda-feira (9) o Boletim de Balneabilidade, apontando que as praias de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca, e Areia Preta, nas proximidades da escadaria de Mãe Luiza, estão impróprias para banho. O estudo seguiu a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e considerou, além da análise da água, observações visuais de esgoto despejado nas áreas.

A análise incluiu coletas em 37 trechos de praias nos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz, realizadas nos dias 7, 13, 19 e 28 de novembro, além de 5 de dezembro. Em outras localidades, como Baía Formosa, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Maranguape e Touros, foram realizadas coletas em apenas um dia, o que não é suficiente para determinar a qualidade da água de maneira conclusiva.

O levantamento faz parte do Programa Água Azul, uma parceria entre Idema, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN). A iniciativa visa monitorar a balneabilidade das praias e orientar a população sobre os riscos associados às condições das águas.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais