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27/08/2024 às 09:37

Exportação de frutas do RN deve dobrar na safra 2024/25 em relação à temporada 2023/24

A safra de frutas 2024/25 foi oficialmente lançada na manhã de segunda-feira (26), com previsão de aumento significativo no volume de exportação. Estima-se que o volume exportado crescerá 116% em relação ao ano anterior, passando de 60 mil toneladas na safra 2023/24 para 130 mil toneladas nesta nova temporada. Essas projeções são da empresa Agrícola Famosa, que investiu R$ 30,5 milhões na melhoria do Porto de Natal, ocupando parte do espaço deixado pela CMA CGM. Com esse incremento, o Rio Grande do Norte retoma a exportação de frutas em contêineres para importantes mercados da Europa, como Espanha, Países Baixos e Inglaterra.

 

O lançamento contou com a presença de representantes da Agrícola Famosa, da governadora Fátima Bezerra (PT), de secretários de Estado e do diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, que destacaram a importância da parceria com a iniciativa privada para fortalecer as operações no Porto de Natal. Apesar de as 130 mil toneladas previstas ainda estarem abaixo do volume movimentado pela CMA CGM, Nino Ubarana vê a iniciativa como um sinal positivo e acredita que a retomada do Porto depende da "ocupação" promovida pela Agrícola Famosa.

 

“Na safra anterior, exportávamos 2.500 paletes por semana e, para esta nova safra, a expectativa é dobrar esse número para 5.000 paletes. Além disso, quando assumimos a Codern em maio de 2023, não havia mais operação de contêineres. Agora, com a nova operação da Agrícola Famosa, temos 82 contêineres vazios no pátio, o que é fundamental para aumentar a exportação e movimentação de cargas no Porto de Natal”, explicou Ubarana.

 

Os contêineres já começaram a ser carregados com as principais frutas produzidas no Estado, conhecidas como as 4Ms: melão, melancia, manga e mamão, responsáveis por 14,72% de toda a produção de frutas no Brasil. A governadora Fátima Bezerra celebrou o retorno da operação de contêineres, destacando a importância do Rio Grande do Norte no cenário nacional, como um dos três principais exportadores de frutas do país. Ela atribuiu esse sucesso à parceria entre os governos estadual e federal, a Codern e a iniciativa privada.

 

A Agrícola Famosa investiu na compra de 75 carretas com câmaras frias para transportar as frutas das fazendas até o Porto de Natal e na construção de um cross-docking, um galpão refrigerado que otimiza a logística de embarque, garantindo maior eficiência e preservação da qualidade das frutas durante o transporte marítimo. “Essa infraestrutura é fundamental para a operação”, afirmou Ítalo Herbert, gerente da Agrícola Famosa.

 

Herbert também destacou os motivos que levaram a empresa a investir na capital potiguar. “O Porto de Natal é limpo, sem contaminação, e as águas calmas proporcionam uma navegação estável, permitindo o embarque das frutas sem danos. Além disso, a proximidade do porto com nossas unidades de produção foi outro fator decisivo”, ressaltou.

 

No entanto, o Porto de Natal ainda enfrenta desafios. Após a saída da empresa francesa CMA CGM, em abril de 2023, o porto sofreu uma queda significativa na movimentação. Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) indicam que, no primeiro semestre deste ano, houve uma redução de 34,24% na movimentação em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse declínio reflete uma tendência observada em 2023, quando a movimentação total do ano foi 32,6% menor do que em 2022.

 

Essa situação levou o Porto de Natal a ficar subutilizado e vazio por vários meses, com muitos trabalhadores reduzindo sua jornada para apenas seis a oito meses por ano, uma realidade bem diferente dos tempos em que a CMA CGM operava no RN e os cerca de 220 estivadores, arrumadores e conferentes trabalhavam durante todo o ano. A governadora Fátima Bezerra vê a chegada definitiva da Agrícola Famosa como um passo crucial para revitalizar o Porto.

 

“A retomada do porto é evidente, pois os últimos investimentos significativos ocorreram na gestão do presidente Lula. O porto foi abandonado nos anos seguintes, mas agora, com o retorno do presidente, estamos reativando as operações, com a participação ativa do Governo do Estado, da Agrícola Famosa e do Governo Federal. O ministro de Portos garantiu investimentos de R$ 60 milhões para dragagem e R$ 10 milhões para defensas”, afirmou Fátima.

 

As obras de melhoria serão executadas com um orçamento inicial de R$ 45 milhões, atualmente em fase de definição de dotação orçamentária, em uma ação conjunta entre o Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o Ministério de Portos e Aeroportos.


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