Imagem: Reprodução
29/11/2024 às 15:05

FAB lança foguete suborbital com cartas de crianças do RN ao espaço;

Força Aérea Brasileira (FAB) lançou nesta sexta-feira (28) um foguete de sondagem suborbital de tecnologia 100% nacional a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, na Grande Natal. A operação, denominada Operação Potiguar, teve como objetivo treinar a equipe da organização e testar equipamentos e processos envolvidos na atividade.

O foguete utilizado foi o modelo VS30, com 7,911 metros de comprimento, peso de 1.500 kg e capacidade de atingir velocidade máxima de 6 mil km/h. Durante o lançamento, ele percorreu uma trajetória parabólica, alcançando altitude máxima de 150 km, antes de cair no Oceano Atlântico, em um voo de aproximadamente 6 minutos. Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o VS30 V15 é um foguete monoestágio, não-guiado, alimentado por 900 kg de combustível sólido.

O lançamento foi realizado sem a necessidade de interdições ao redor do centro, com restrições no tráfego aéreo que não impactaram voos comerciais, conforme informações do CLBI.

Um detalhe curioso da operação foi o envio de cerca de mil cartas escritas por estudantes da rede pública de ensino de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e João Câmara. As mensagens, com o tema "o futuro", atravessaram a atmosfera e foram depositadas no Oceano Atlântico, simbolizando os sonhos e aspirações desses jovens.

A Operação Potiguar está em sua primeira fase, e novas etapas estão previstas para os próximos anos. Este lançamento reafirma o compromisso do Brasil com o desenvolvimento de tecnologias espaciais e a capacitação de sua equipe para futuras missões, fortalecendo a atuação do país no setor aeroespacial.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais