Familiares de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas estão sendo incluídas no Programa Mulheres Mil no Rio Grande do Norte pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase). Doze mulheres terão a oportunidade de participar de cursos de confecção, venda, eletricidade, maquiagem, cuidado de idosos, alimentação escolar e empreendedorismo, em Natal e no interior do estado.
Os cursos, com duração de 160 horas, começarão nesta segunda-feira, dia 8. A aula inaugural está agendada para a próxima quarta-feira, dia 10, às 14h, na Biblioteca Pública Estadual Professor Américo, localizada na Av. Itapetinga, 1430 – Potengi.
O Programa Mulheres Mil, realizado em parceria pelo Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e com apoio das secretarias estaduais de Educação, visa atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ele oferece cursos de qualificação profissional, educação técnica de nível médio e educação de jovens e adultos nos níveis fundamental e médio, por meio do Pronatec. Todas as participantes recebem auxílio para transporte e alimentação.
Tanto familiares quanto as jovens que cumprem medidas socioeducativas podem participar dos cursos. Nazaré Davi, gerente de Articulação Interinstitucional, destacou a importância de incluir as mulheres em contexto socioeducativo em políticas públicas desse tipo: “Elas são diretamente impactadas pelo ato infracional e contribuem para a efetivação do atendimento socioeducativo, auxiliando os jovens na elaboração de novos projetos de vida.”
No Rio Grande do Norte, além da Fundase, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura tem parcerias com as Secretarias de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).