A FIFA decidiu suspender preventivamente o presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) “a nível nacional e internacional”, anunciou este sábado o organismo máximo do futebol mundial.
A suspensão, que entra em vigor já este sábado, estende-se por 90 dias e enquanto decorre o processo disciplinar aberto na quinta-feira pela FIFA para averiguar o comportamento do líder da RFEF no caso que está a abalar as estruturas do futebol espanhol.
O comunicado da FIFA frisa que Rubiales deve “abster-se, mediante ele próprio ou de terceiros, de contactar ou tentar contactar” Jenni Hermoso ou “os seus mais próximos”.
A FIFA diz que Rubiales, a RFEF e a UEFA já foram informados da suspensão e que não dará mais esclarecimentos sobre o caso até à adoção de uma decisão final sobre o mesmo, reiterando “o compromisso absoluto com o respeito da integridade de todas as pessoas” e condenando “com máximo vigor todo o comportamento contrário”.
A sanção contra Luis Rubiales, caso seja considerado culpado pela FIFA, pode ir de uma multa até à inabilitação de exercer o cargo.