Uma ação conjunta das forças de segurança, incluindo a Força-Tarefa Susp Natal, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, foi deflagrada com êxito na 2ª Fase da Operação Favens, na tarde da última terça-feira (1º) com o objetivo de prender um suspeito com função de liderança em uma organização criminosa armada. Esse indivíduo é apontado como responsável por contribuir financeiramente e fornecer munições de fuzil para os atentados ocorridos em março de 2023 no estado do Rio Grande do Norte.
A operação teve como base a representação em inquérito policial e resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão na cidade de Extremoz/RN, além de um mandado de prisão preventiva no bairro do Alecrim, na capital potiguar, ambos expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCRIM) da Comarca de Natal.
O investigado detido durante a ação possui um histórico no Sistema Penitenciário Federal, já que foi apontado como um dos líderes em uma onda de ataques violentos ocorrida no estado em 2016. Além disso, o suspeito já havia sido condenado a mais de 15 anos de prisão por crimes como corrupção de menores, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
A Força-Tarefa Susp de Natal/RN, composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED), tem como principal objetivo enfrentar o crime organizado e garantir a segurança da população do estado.