Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, o Governo do Rio Grande do Norte lançou oficialmente, nesta segunda-feira (14), a campanha Minha Escola Nota 10 na Vacinação. A iniciativa busca atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes da rede pública até o dia 31 de maio.
O evento de lançamento ocorreu no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), em Natal, e teve como protagonistas os alunos Sophie Dominique e Luiz Rauciele, ambos de 16 anos, que foram os primeiros vacinados contra o HPV. Ao lado do mascote Zé Gotinha Potiguar, os dois jovens defenderam a importância da imunização como um ato de responsabilidade coletiva.
“É um privilégio participar de um momento tão importante para a sociedade”, disse Sophie. Luiz reforçou: “Me sinto honrado por servir de exemplo dentro e fora da escola”.
A campanha, que começou no dia 1º de abril, é coordenada pelas Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), em parceria com os municípios e com apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação. O slogan escolhido — “Nada de perder ponto na saúde” — reforça a proposta de integrar a saúde ao ambiente escolar.
“A escola também é lugar de cuidar da saúde. Essa ação representa a união entre União, estados e municípios em prol da vida, como manda o SUS”, destacou a governadora Fátima Bezerra durante o evento.
A campanha disponibiliza todos os imunizantes do calendário vacinal, incluindo vacinas contra HPV, febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana e meningite. O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Motta, enfatizou que a iniciativa também tem o papel de resgatar a cultura da vacinação. “Vacinar é um gesto de cuidado com a coletividade e um passo essencial para uma sociedade mais saudável”, afirmou.
Já a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, reforçou a importância da conscientização nas escolas: “Esse é um recado a professores, gestores e estudantes. Vacinar é um compromisso que todos devemos assumir”.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, existente desde 2007, e conta este ano com a adesão dos 167 municípios potiguares, mobilizando mais de 2.400 escolas e 530 mil alunos em todo o estado.
Durante o lançamento, o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, elogiou o protagonismo do RN: “O Estado é referência nacional em mobilização e ampliação da cobertura vacinal”, afirmou.
Mobilizações especiais
Dia D: 26 de abril
Semana de mobilização nas escolas: 5 a 9 de maio
O evento contou com a presença de autoridades como Petrúcio Ferreira (UNDIME/RN), Jalmir Simões (Ministério da Saúde), Solane Costa (Cosems-RN), Canindé dos Santos (Conselho Estadual de Saúde) e Aécio de Sousa (Conselho Estadual de Educação).