Imagem: Reprodução
23/04/2025 às 15:56

Governo Federal cria novo exame para avaliar cursos de medicina e seleção para residência

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (22) a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será aplicado anualmente para medir a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. A mesma prova também poderá ser usada como parte do processo seletivo para programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enamed terá dois objetivos principais:

Avaliar a formação oferecida por cerca de 300 cursos de medicina em mais de 200 municípios brasileiros;

Servir como instrumento de seleção para o Enare (acesso direto), responsável atualmente por 25% das vagas de residência médica no país.

A estimativa é que o exame reúna cerca de 42 mil participantes, entre estudantes concluintes do curso de medicina e médicos já formados que queiram concorrer a vagas de residência.

Cronograma e aplicação da prova

A primeira edição do Enamed será aplicada em outubro de 2025, com previsão de divulgação dos resultados no início de dezembro.

A prova será elaborada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As áreas abordadas serão:

Clínica Médica

Cirurgia Geral

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Medicina de Família e Comunidade

Saúde Mental

Saúde Coletiva

Inscrições

Alunos concluintes serão inscritos pelas próprias instituições de ensino, no mesmo sistema do Enade, entre maio e junho.

Já os médicos formados interessados em utilizar o exame para concorrer a vagas de residência poderão se inscrever individualmente, com inscrições abertas em julho.

O Enamed promete se tornar uma importante ferramenta para avaliar a formação médica no país e reforçar a qualidade na entrada de profissionais nos programas de residência.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais