O governo do RN enviou uma proposta a assembleia legislativa, para começar a taxar os carros elétricos, que hoje são isentos de IPVA. O governo desincentiva e vai na contramão de vários estados e países que incentivam a compra dos carros elétricos.
O governo além de não taxar os elétricos, deveria conceder algum incentivo para a compra dos carros híbridos. Lembrando que carro elétrico não é apenas para a classe mais rica; hoje, existem carros elétricos sendo comercializados na faixa de 115 mil reais. Já há motoristas que compram carros elétricos para trabalhar em aplicativos.
Mesmo sendo uma taxação progressiva, aqueles que pensam em adquirir um carro elétrico já fazem a conta a longo prazo e ficam desestimulados.
Os carros híbridos e elétricos são importantes para a redução da emissão de gases de efeito estufa, um dos principais responsáveis nas questões de mudanças climáticas. Os veículos híbridos otimizam o consumo de combustível, através da combinação de energia elétrica e combustível fóssil diminuindo a quantidade de poluentes.
Já os carros elétricos, operam com emissões praticamente zero, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades. Essa transição para veículos mais limpos e sustentáveis é uma tendência MUNDIAL.
A bancada em defesa do meio ambiente precisa se posicionar sobre o tema.