O Prof. Mário Gonzales (UFRN) apresentou o projeto Porto Verde em Caiçara do Norte, destacando seu potencial transformador para a industrialização do Rio Grande do Norte. O projeto visa a construção de um porto com tecnologias sustentáveis, respeitando os ecossistemas locais e promovendo uma nova matriz logística e energética.
Essa iniciativa faz parte de um esforço do Grupo Pensar RN criado no ano passado sob a coordenação do professor Rivaldo Fernandes que vem articulando intelectuais, pesquisadores e lideranças sociais para construir um novo modelo de desenvolvimento para o Estado. A ideia central é colocar a variável ambiental como eixo estruturante de um projeto duradouro e inovador para as próximas décadas.
O Porto Verde surge na perspectiva de um esforço do Governo Fátima Bezerra como um símbolo dessa virada estratégica: infraestrutura com consciência ecológica, geração de empregos qualificados, estímulo à transição energética e valorização do território potiguar.
Mais que uma obra, é um passo rumo a uma nova perspectiva de futuro para o RN. Participaram deste encontro o professor e palestrante prof. Mario Gonzales da UFRN, o prof. Rivaldo Fernandes, superintendente do IBAMA RN, o advogado Francisco Canindé, o presidente do PV do RN, Milklei Leite, a educadora popular Samara Fracione, o engenheiro Carlos Gomes, o ex-diretor do DNIT RN Walter Fernandes, a bioquímica Magda Dantas, o servidor público Wilkerson Oliveira e o pesquisador do centro de tecnologia David Cassimiro.
Esse é o quarto evento que o grupo promove e está aberto à participação de todos. O contato é pelo número 84 987834429.