O Hospital Giselda Trigueiro, localizado no bairro das Quintas, na zona oeste de Natal, e com mais de 80 anos de funcionamento, enfrenta dificuldades para realizar exames laboratoriais. A unidade, que é uma das principais referências da rede estadual de saúde, está há mais de uma semana sem prestar esse serviço devido a problemas financeiros com os fornecedores de insumos.
Pacientes que procuram o hospital relataram que são informados da suspensão dos exames sem previsão de retomada. Marcos Antônio, representante estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e da Associação Vidas Positivas do RN, destacou que apenas dois exames estão sendo realizados atualmente no hospital: CD4 e carga viral. Ele enfatizou o impacto negativo da suspensão, principalmente para pacientes que vivem com HIV.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) reconheceu a situação e informou que a retomada dos exames está sendo discutida, mas ainda não há prazo definido para o retorno à normalidade.
Nota da SESAP
"A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte vem a público esclarecer que está em tratativas para a retomada da realização de exames laboratoriais no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.
A unidade, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, atende diariamente inúmeras pessoas que necessitam desses exames. A suspensão ocorreu devido a problemas financeiros com fornecedores de insumos.
Reafirmamos nosso compromisso com a população e garantimos que estamos trabalhando para restabelecer os serviços o mais breve possível."