Cerca de 74 mil veículos circulam diariamente pelo cruzamento das avenidas Alexandrino de Morais e Hermes da Fonseca, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Com o objetivo de aprimorar o tráfego e reduzir congestionamentos, a Prefeitura do Natal planeja a construção de uma série de trincheiras, sendo a primeira delas no trecho entre a Hermes e a Alexandrino. Contudo, o início da obra enfrenta desafios jurídicos.
O secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, revela que a empresa responsável pelo projeto propõe iniciar as intervenções sem bloqueio total da via inicialmente. "A expectativa é de começarmos o afastamento do muro de contenção na avenida Salgado Filho até o Midway, sem ser a trincheira propriamente dita", explica Gomes. O planejamento visa minimizar impactos enquanto aguardam resoluções jurídicas.
O imbróglio jurídico inclui decisões conflitantes na Justiça Federal e Comum, envolvendo ações contra a obra. A Procuradoria Geral do Município (PGM) aguarda uma sinalização antes do início efetivo, mesmo após o Tribunal Regional Federal (TRF) extinguir o processo.
Segundo a STTU, a trincheira proporcionará revisão nos canteiros centrais, calçadas, ciclovia e estacionamento nas vias. Walter Pedro, secretário adjunto da STTU, afirma que a obra aumentará em 80% a fluidez da Avenida Alexandrino de Alencar. Desvios temporários estão planejados durante as intervenções.
A construção, a cargo da empresa TCPAV - Tecnologia em Construção e Pavimentação LTDA, tem um custo de R$ 24,2 milhões, provenientes do Ministério de Desenvolvimento Regional, com contrapartida de R$ 88 mil da Prefeitura. O prazo estimado para a conclusão da trincheira é de nove a dez meses.