Um jacaré com cerca de 1,5 metro de comprimento foi encontrado na manhã desta terça-feira (6) na orla da praia de Genipabu, em Extremoz, na Grande Natal. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e encaminhado para uma área de habitat natural.
Segundo os bombeiros, o jacaré apresentava ferimentos na cabeça e em outras partes do corpo, ainda sem cicatrização. A suspeita inicial é de que o animal tenha saído da Área de Proteção Ambiental (APA) Jenipabu em busca de alimento. Já a equipe da APA acredita que o réptil tenha sido arrastado pela maré, vindo possivelmente de um manguezal da região.
O orientador turístico Luan Veras também sugeriu que o animal pode ter se deslocado por migração natural, embora admita ser difícil determinar com precisão o que provocou sua presença na faixa de areia.
O biólogo Will Pessoa identificou o animal como um jacaré-de-papo-amarelo, espécie nativa do Rio Grande do Norte. “Genipabu, Maxaranguape e outras áreas do litoral potiguar são ambientes naturais para essa espécie, que varia do porte médio ao grande. É comum encontrá-los na natureza, especialmente dentro da APA”, afirmou.