Reprodução
04/09/2023 às 08:04

Lula vai à Índia para assumir presidência do G20

Na próxima quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Nova Déli, capital da Índia, onde participará da Cúpula do G20, para assumir a presidência rotativa do bloco, algo inédito para o Brasil. A reunião de líderes ocorrerá nos dias 9 e 10.

Atualmente, o G20 está sob o comando do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que deve ser quem entregará, de maneira simbólica, a Presidência ao petista em 10 de setembro. No mesmo dia, Lula fica à cargo do último discurso da cúpula, quando apresentará as prioridades e os desafios de assumir o cargo no encerramento do encontro.

O mandato brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Como país ocupante da Presidência, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Durante a viagem à Índia, o presidente Lula vai participar de três reuniões de trabalho do G20 e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais. A previsão é que essas reuniões abordem tópicos como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas e global net zero — que é a ideia de emissão zero líquida de carbono.

 

Valor


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais