A medalhista olímpica Yaroslava Mahuchikh deu um show em Paris 2024, mas guardou o melhor para depois: com o prêmio que ganhou, vai ajudar quatro abrigos de animais e uma organização ambiental na Ucrânia. A atleta ainda pediu que a população se engaje na adoção de bichinhos que estão sem casa!
A ucraniana saiu com o ouro na final do salto em altura feminino no décimo dia dos Jogos Olímpicos e como é ativista da causa animal, resolveu fazer a boa ação. Em meio a guerra contra a Rússia, muitos animais no país foram abandonados pelos tutores, que tiveram que evacuar os territórios rapidamente.
E não para por aí, o prêmio da medalhista vai render muito! Yaroslava também confirmou a doação de parte do prêmio para as Forças Armadas da Ucrânia. Que mulher incrível, gente!
“Adote animais”
O dinheiro foi enviado para a organização UAAnimals e quatro abrigos: Shelter Pegasus Dnipro, Helping Animals in Sumy, Homeless World e Dnipro Animals.
Ela, que tem um gatinho que veio de um abrigo, clamou para que a adoção seja a escolha principal das famílias que pensam em adotar bichinhos.
“Há muitos animais sem-teto na Ucrânia agora, e os abrigos precisam de apoio para cuidar de cada um. Além do apoio financeiro e voluntário, você pode adotar animais de abrigos verificados para suas famílias, independentemente da raça”, pediu.
“Extremamente gratos”
Em resposta, a chefe do departamento de comunicação da UAnimals, Lyudmila Smolyar, agradeceu a atleta por chamar a atenção para a proteção de animais.
“Somos extremamente gratos a Yaroslava por sua boa ação, graças a ela, milhares de animais receberão remédios, comida e um lugar aquecido para dormir. Ao mesmo tempo somos gratos pela disposição de falar sobre proteção animal e chamar a atenção de um grande público para essa questão.”
Para Lyudmila, é muito importante que “vozes poderosas” como a da atleta se manifestem sobre a atuação das ONG’s.
Forças Armadas
Yaroslava foi até o Instagram para anunciar a doação para os militares ucranianos e um fundo de apoio psicológico em meio a guerra.
Desde que a guerra começou, milhares de personalidades ucranianas já fizeram doações para ajudar no campo de batalha.
Agora, a saltadora junta-se a esse time.
Arrasou em Paris
Yaroslava deu um show em Paris e nenhuma dessas doações seriam possíveis se não fose pela premiação da atleta.
Na final, a ucraniana saltou uma altura de 2,04 metros e consolidou seu lugar na história do esporte ao ganhar o ouro.
Pela disputa da Diamond League, também em Paris, em 7 de julho, ela cravou o seu primeiro recorde mundial.
Na ocasião, a atleta se tornou a primeira mulher a ultrapassar a marca dos 2,10 metros, superando o recorde anterior de 2,09 da búlgara Stefka Kostadinova, há 37 anos.
Notícia boa