Foto: Reprodução
21/02/2024 às 16:55

Ministério determina revistas diárias em celas de presídios federais

O Ministério da Justiça anunciou, nesta quarta-feira (21), a implementação imediata de uma série de medidas em todos os presídios federais do país, com o objetivo de fortalecer a segurança nas unidades. A decisão foi motivada pela fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró na última quarta-feira (14).

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, ambos com extenso histórico criminal envolvendo homicídio, roubo, latrocínio, tráfico de drogas e organização criminosa, conseguiram escapar após removerem a luminária de suas celas. Uma vez no telhado, munidos de um alicate proveniente das obras do presídio, cortaram as grades e efetuaram a fuga.

Apesar de uma semana de intensas buscas, rastros como pegadas, sinais de celulares e peças de roupas foram localizados, mas os dois criminosos ainda não foram capturados.

Além dos policiais penais federais do Rio Grande do Norte, outros agentes de segurança se uniram às operações de busca entre o RN e a divisa com o Ceará. Em Baraúna, foram instaladas barreiras para reforçar as fiscalizações.

O efetivo, composto por policiais e bombeiros militares já integrados à Força, atuará por 30 dias no município potiguar. Contudo, não há um prazo definido para a conclusão das buscas.

Na quinta-feira (22), Mossoró receberá os primeiros 100 agentes da Força Nacional, enviados pelo Ministério da Justiça para reforçar as operações em busca dos dois foragidos da penitenciária federal.

Veja as novas medidas determinadas pelo Ministério da Justiça

Fazer revistas diárias em todas as celas, pátios de sol e parlatórios nas cinco Penitenciárias Federais, reportando via relatório a Diretoria responsável;

Implementar rondas externas;

Realizar todos os esforços necessários para substituir imediatamente as câmeras de segurança que não estiverem funcionando e/ou com especificações não recomendadas para a especificidade das Unidades Penais Federais;

Reforçar a estrutura das luminárias existentes no interior das celas, de forma que impossibilite ou dificulte a sua retirada pelos internos;

Instalar grades/brises nas saídas para o shaft como alternativa para a falta de laje;

Aumentar o nível de atenção em todos os postos de serviço;

Reforço de pessoal nas Penitenciárias Federais, com mobilização de Policiais Penais da sede, se necessário, assim como a suspensão das missões dos servidores lotados nas penitenciárias em atuação na sede;

Instalar refletores em pontos estratégicos;

Trocar imediatamente todas as lâmpadas e luminárias em mau funcionamento, bem como instalar nos locais de baixa luminosidade, desde que não prejudique o adequado monitoramento.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais