Imagem: Reprodução
28/01/2025 às 20:42

Montadoras vão processar a GWM e a BYD devido aos preços baixos praticados no país

A Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), órgão que representa as montadoras estabelecidas no Brasil, encomendou estudos para averiguar prática comercial desleal por parte das chinesas BYD e GWM — o chamado “dumping”. O pedido será formalizado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) nos próximos dias.

O dumping acontece quando produtos são vendidos por preços mais baixos que o próprio custo de produção, o que representa concorrência desleal. De acordo com o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, a intenção do estudo é “defender a livre concorrência e prevenir práticas que prejudiquem o mercado automotivo brasileiro”.

Em resposta, a BYD disse que não pratica dumping e reiterou seu compromisso com a legislação brasileira e com as regras internacionais de comércio. A GWM também disse que "está tranquila" quanto às normas.

As marcas chinesas, hoje, responde por 60% do total de vendas de carros eletrificados do país - foram 76,8 mil carros da BYD e 29,2 mil veículos da GWM emplacados em 2024. Todos híbridos ou 100% elétricos.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais