Eleitos em 2018, os senadores Styvenson Valentim e Zenaide Maia tentarão renovar seus mandatos em 2026. Na conjuntura atual, ambos têm grandes chances de reeleição.
A questão também é pragmática: os dois senadores têm se articulado bem em Brasília e conseguido atrair muitos recursos para o estado. Styvenson é amigo e brother do poderoso presidente do Senado, Davi Alcolumbre. No RN, faz críticas contundentes ao governo de Fátima Bezerra, mas adota uma postura mais leve em relação a Lula. Estratégia perfeita! Sua imagem continua como de um político sério e seu diálogo com a classe política, principalmente com prefeitos, que antes não existia, fortalecem sua candidatura.
Zenaide, vice-líder do governo no Senado, também mantém boas relações em Brasília. Presidenta de um partido importante no estado, ela é habilidosa na distribuição de suas emendas, e seu marido, a águia Jaime Calado, voltou a comandar São Gonçalo do Amarante, uma das cidades mais importantes do estado. Zenaide também consegue abraçar votos não apenas do seu espectro ideológico. Com sua postura mais propositiva e sem radicalismo, já vi muita gente que não concorda com sua defesa junto ao governo federal, dizer que não tem problema em votar nela.
Quem poderão ser os adversários de Zenaide e Styvenson? Fátima Bezerra pode se tornar uma concorrente, mas não será fácil para ela deixar o governo e se eleger senadora. Um exemplo é Dona Vilma, que em 2010, após dois mandatos no governo, enfrentou um desgaste no final do governo e perdeu a eleição para Garibaldi e Agripino.
Quem seria outro adversário competitivo?