No próximo sábado (30), a cidade de Natal realizará uma mobilização para atualizar as cadernetas de vacinação, com foco especial na imunização contra dengue, Covid-19 e Influenza. A ação ocorrerá em todas as salas de vacinação do município, com horários das 8h às 12h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das 12h às 20h nos pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping.
A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, destacou a importância da ação, especialmente para ampliar a cobertura vacinal contra a dengue. Muitas pessoas aptas a tomar a segunda dose da vacina Qdenga ainda não compareceram aos postos.
A Qdenga é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, aplicada em duas doses com intervalo de três meses. Até 25 de novembro, Natal havia aplicado 26.609 doses da Qdenga, mas cerca de 10.374 pessoas ainda não completaram o esquema vacinal.
A imunização contra a Influenza está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Em Natal, 163.184 doses já foram aplicadas, sendo 69.828 para o público prioritário, que inclui crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas. “A adesão ao público-alvo ainda é baixa. Quanto mais pessoas imunizadas, menor será a circulação do vírus na cidade”, alertou Veruska.
A vacina contra a Covid-19, com o imunizante monovalente XBB, está disponível para diversos públicos, incluindo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que devem receber duas doses com intervalo de quatro semanas. Outros grupos prioritários incluem trabalhadores da saúde, gestantes, idosos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades e populações em situações de vulnerabilidade, como moradores de rua e pessoas privadas de liberdade.
Além das vacinas em destaque, a mobilização inclui todos os imunizantes de rotina e campanha, garantindo a atualização completa do calendário vacinal. A ação reforça a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva, reduzindo a circulação de doenças na cidade.
A população é convidada a participar, garantindo proteção para si e para a comunidade em geral.