Foto: Reprodução
04/03/2024 às 15:06

Natal tem ao menos 11 bairros em situação crítica para dengue

O município de Natal enfrenta uma preocupante situação, com pelo menos 11 bairros classificados como de risco muito alto para adoecimento por arboviroses. A Prefeitura Municipal de Natal divulgou essa relação após decretar, no último sábado (02), estado de emergência devido à propagação dessas doenças.

A Zona Norte destaca-se como a área mais afetada, com cinco bairros em situação crítica, totalizando sete nesta condição. A Zona Oeste e a Zona Leste, por sua vez, abrigam quatro e dois bairros, respectivamente. Os bairros em questão são Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nossa Senhora de Nazaré, Cidade da Esperança, Planalto, Tirol e Rocas.

Curiosamente, a Zona Sul é a única região que não possui bairros classificados como de risco alto ou muito alto para adoecimento. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que, entre janeiro e fevereiro, Natal registrou aproximadamente 700 casos de arboviroses, sendo 90% destes casos relacionados à dengue.

O perfil epidemiológico divulgado pela SMS indica que, dos 692 casos notificados, 655 (90,2%) eram considerados prováveis casos de dengue, 8,1% de chikungunya e 1,7% de zika.

O secretário da SMS, George Antunes, informou que durante as visitas aos cerca de 30 mil domicílios em Natal em 2024, foram identificados 35 mil focos de mosquito em materiais como garrafas e depósitos plásticos reutilizáveis. Esses dados ressaltam a urgência de ações preventivas e de controle para conter a propagação dessas doenças na região.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais