Renno Melo, um natalense residente no município de Lajeado, Rio Grande do Sul, com 85 mil habitantes e localizado a 113 km de Porto Alegre, enfrenta dias desafiadores devido às condições extremas causadas pelas fortes chuvas. Em conversa com o blog ele conta que cerca de 60% da cidade ainda sofre com a falta de energia elétrica, tornando as circunstâncias ainda mais complicadas.
Os dados móveis dos celulares permanecem sem sinal juntamente com as empresas que fornecem internet wi-fi dificultando a comunicação e o acesso à informação em meio à crise. A situação se agrava com a escassez de água, que persiste e torna-se preocupante, com previsões indicando que a situação pode se estender por mais uma semana sem perspectivas de melhora.
Em relação a logística, caíram 03 pontes que conectam acessos a cidade e a ponte que liga a capital com o nível da água baixando foi vista que está torta e precisará de reformas, isolando boa parte da cidade do restante do Estado.
“Estamos vivendo um cenário de guerra aqui na região e em todo o Estado, aqui na região do Vale do Taquari já morreram 30 pessoas e tem muitos desaparecidos, muito animais morreram e lavouras foram todas devastadas. A economia local sofrerá perdas incalculáveis. Mas temos fé em Deus que dias melhoras possam chegar”, relatou o potiguar.