Ao longo do ano, as redes sociais testemunham o surgimento de várias tendências impulsionadas pela internet. Recentemente, "trend" ganhou espaço entre os internautas: um de check-list que compartilha detalhes pessoais, incluindo gostos, rotina, idade, altura e preferências alimentares, entre outros aspectos.
Apesar de parecer uma atividade descontraída para criação de conteúdo nas redes, essa tendência também se tornou uma fonte de informações para criminosos que buscam explorar os dados pessoais dos usuários para aplicar golpes. O Setor de Perícias de Informática e Audiovisuais do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) emitiu um alerta sobre os riscos da exposição e ofereceu orientações para evitar possíveis ações criminosas.
Conrado Rebessi, perito criminal do Setor de Perícias de Informática e Audiovisuais do Itep/RN, destacou a importância de ter cautela ao compartilhar informações nas redes sociais. Ele ressaltou que muitas vezes as pessoas acreditam que estão compartilhando informações apenas em grupos restritos, mas, na realidade, esses dados podem ser acessados por um público mais amplo. Rebessi aconselha a ter o mesmo cuidado online que se teria ao andar nas ruas no dia a dia.